<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/uOGrmff-fts?si=1Bydru5uJsk5owVI" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>
Tradução: Graça Salgueiro
Acaba de sair no mercado literário por meio da gigante internacional Amazon, dos Estados Unidos, a mais recente publicação do coronel Luis Alberto Villamarín Pulido, intitulada Guerra psicológica, vitória da mente sobre a espada, da Coleção Sociologia Militar.
Guerra psicológica, vitória da mente sobre a espada, é o primeiro tomo de três módulos, dedicados a analisar com profundidade e minúcia político-estratégica, audazes e inteligentes manobras militares dentro e fora do campo de combate ocorridas ao longo da história da humanidade, mediante as quais se venceu o adversário com baixas humanas mínimas, ou leves perdas materiais.
Por seu enfoque e conteúdo, Guerra Psicológica é um livro de palpitante atualidade, com ampla utilidade para a instrução especializada nas academias militares do mundo, nas faculdade de publicidade e mercado, nos cursos de vendas por métodos cara-a-cara, eletrônico massivo, áudio, vídeos ou radiofônico. Do mesmo modo, é um texto de referência para os que desenvolvem campanhas políticas eleitorais, promoção de atividades sociais ou integração comunitária.
Dentro do livro o leitor encontra em mais de 500 imagens, os procedimentos e enfoques utilizados na propaganda escrita com volantes, cartazes, comunicados ou panfletos, por todas as potências do mundo, para buscar a derrota do adversário ou a anexação de possibilidades inteiras sem necessidade de submetê-las à força.
Abarca desde destacados acontecimentos bíblicos, até a coação nascida da Guerra Fria, as sistemáticas mensagens nazis, a revolução cultural de Mao, o militarismo japonês, o patriotismo francês, as argúcias de Chiang Kai Chek, a guerra política das guerrilhas comunistas e a necessidade de vincular afetiva e efetivamente a população civil de qualquer país com a defesa nacional.
Por seu conteúdo, estilo, contextura, diagramação e simplicidade literária, é um texto agradável à vista que concentra o leitor em sua estrutura e convida a uma reflexão acerca da forma como a propaganda massiva dos meios de comunicação, ou agora com a magia da Internet, pode afetar a psique coletiva de milhares ou talvez milhões de pessoas.
Goebbels, Stalin, Mao, Fidel Castro, coincidem na metodologia da lavagem cerebral de seus alvos-audiência por meio da propaganda sistemática, dirigida por um aparato político que gravita ao redor de um plano estratégico.
Quem ler esta obra fica capacitado para desenhar e desenvolver uma campanha de propaganda dentro de qualquer dos campos de ação enunciados. Nessa ordem de idéias, o leitor se sentirá motivado a ler os tomos 2 e 3.
A obra pode ser adquirida por meio da página web www.amazon.com, nos formatos livro físico e eletrônico, com a facilidade de envio a qualquer lugar do mundo.
O coronel Luis Alberto Villamarín Pulido é analista de assuntos estratégicos, conferencista convidado em diversas universidade do mundo e ativo participante em programas de análises e opinião geo-política, estratégica e de segurança nacional, nas mais prestigiosas cadeias de rádio e televisão dos países do primeiro mundo.