Prólogo No Inferno o testemunho de Johny, um ex-guerrilheiro que militou por treze anos nas FARC

Publicado: 2018-05-23   Clicks: 3240

     Traducción de Driss. Ghali

    Prólogo

    En el Infierno No Inferno é um documento histórico que revela o testemunho espontâneo e chocante de Johny, um ex-guerrilheiro que militou por treze anos nas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Seu relato descreve as experiências cruéis vividas por um camponês da região de Huila, que, depois de ser enganado pelos agentes recrutadores da guerrilha, ingressou nas fileiras da organização terrorista mais antiga da América Latina. Johny tinha acabado de entrar na adolescência.

     Sendo assim, o livro reúne a dramática torrente de atos macabros que encarnam a realidade oculta e muitas vezes disfarçada que rege o dia a dia dos terríveis sistemas leninistas, incluído o das Farc. A guerrilha foi inspirada desde seu nascimento por Luis Alberto Morantes Jaimes, conhecido no mundo guerrilheiro como Jacobo Arenas, sindicalista do setor petroleiro e membro do Comitê Central do Partido Comunista Colombiano.

     A janela aberta para a vida da testemunha revela aspectos surpreendentes da guerra revolucionária que aflige a Colômbia desde os anos 1960, produto da direção ousada e ambiciosa de Tirofijo (codinome de Manuel Marulanda Vélez). Este prolongado conflito foi agravado pela corrupção de muitos dirigentes políticos. Por ação ou omissão, eles permitiram que as agressões narcoterroristas atingissem ápices de barbárie, não obstante os sacrifícios extremos e a formidável abnegação dos soldados em prol da democracia colombiana.

     Quarenta por cento dos membros das Farc são campesinos imberbes e de aparência inofensiva. A crueldade terrorista das Farc, contada com grande precisão por Johny, não deixa margem a dúvidas sobre a violação do Direito Internacional Humanitário e sobre os reiterados delitos e atos de horror que, mundo afora, são considerados como ataque aos direitos humanos das vítimas, sejam atuais ou potenciais.

    No Inferno foi escrito em primeira pessoa para conservar a carga emocional de uma dantesca revelação. Página por página, ele traz à tona práticas perturbadoras, como tirar vidas sob encomenda em nome da revolução socialista armada, o sequestro, o aliciamento de menores, o narcotráfico, o terrorismo, os massacres, as mentiras ditadas pela dialética marxista-leninista. O livro joga luz sobre revelações chocantes, como o fato de as Farc serem o braço armado do partido comunista, com o qual mantém vínculos sólidos em nível local e nacional. Desmascara também o objetivo final dos guerrilheiros, que é tomar o poder político, conforme seu plano estratégico, mediante a combinação de todas as formas de luta, e alerta contra a ingenuidade dos colombianos, que acreditam em uma paz benevolente e sem segundas intenções.

     Nas entranhas das Farc, a guerrilha adota a mesma crueldade com os próprios integrantes e com seus inimigos: julgamentos sumários sustentados sobre boatos e intrigas, negação de qualquer valor à mulher como ser humano, abortos forçados, eliminação silenciosa dos companheiros feridos. Sobram sinais preocupantes da degradação do conflito como do pouco caso feito às leis da guerra e aos direitos fundamentais da população civil; a mesma população em nome da qual as Farc clamam travar sua luta armada.

     No Inferno está em sua quarta edição,vendeu 40.000 exemplares em português e 10.000 em inglês, sob o título In Hell. Não cabe dúvida, então, sobre a intensidade do impacto psicológico que causa nos leitores essa crônica do terror narrada com lucidez por um criminoso arrependido. Um estúdio de Hollywood busca adaptar esta obra para o cinema.

    Cabe agora ao leitor julgar os fatos e emitir seu veredito sobre a realidade cruel que esse livro traz à tona. A guerra continua na Colômbia e não terminaráenquanto milhares de Johnys permanecerem atolados na lama da violência fratricida.

Sumário

Prólogo

Capítulo I

Da criança que sonha em ser ciclista à criança que mata por encomenda

Capítulo II

O batismo de fogo e a guerra de guerrilha

Capítulo III

Praticar o sicariato e o sequestro em nome do comunismo

Capítulo IV

Os conselhos revolucionários de guerra

Capítulo V

O trágico fim de um pesadelo

Epílogo

Obras do autor

 

Copyright   

Coronel Luis Alberto Villamarin Pulido  

 

     O autor

     www.luisvillamarin.com

 

Reciba gratis noticias, articulos y entrevistas

* indicates required

Maintained and Created by: { lv10 }

LuisVillamarin.com, 2015©