O encontro entre Trump e Zelensky em Mar-a-Lago, na Flórida, não trará soluções imediatas para a guerra entre Rússia e Ucrânia

Publicado: 2026-01-01   Clicks: 21

Traducción a portugués por HEITOR DE PAOLA

No sábado, 27 de dezembro de 2025, de Buenos Aires, Argentina, o jornalista Iván Pérez Sarmenti, do programa “Mirador Mundial” da CNN em Espanhol, conversou via Zoom com o Tenente-Coronel Luis Alberto Villamarín Pulido, em Bogotá, Colômbia. O objetivo da conversa era analisar e discutir as perspectivas para o encontro marcado para domingo, 28 de dezembro, em um resort de propriedade de Trump. A reunião visava apurar as intenções do governo dos EUA em relação às complexidades da guerra na Ucrânia, com base em uma proposta de 20 pontos que instava Putin a interromper os ataques contra a população civil ucraniana.

Na entrevista, o Coronel Luis Alberto Villamarín Pulido afirmou que:

1. Putin ordenou a intensificação dos ataques com drones e mísseis contra civis sob o pretexto de atingir infraestruturas energéticas de importância militar para as tropas ucranianas. Na realidade, isso demonstra a fragilidade militar das forças russas.

2. A Europa está empenhada em apoiar a Ucrânia e em buscar uma solução diplomática para garantir que os Estados Unidos continuem vendendo armas para apoiar a Ucrânia e fornecendo informações de inteligência no terreno às tropas ucranianas.

3. A médio e longo prazo, o próximo encontro entre Trump e Zelensky não parece capaz de gerar mudanças transformadoras que facilitem o fim da guerra, nem prevê quaisquer exigências concretas a Putin para que abandone suas ambições imperialistas.

4. Somente os Estados Unidos têm a capacidade real de colocar a Rússia em seu devido lugar. Com um comportamento ambíguo como o demonstrado até o momento pelo presidente americano, não haverá mudanças substanciais na situação da guerra, razão pela qual a Europa se vê obrigada a conceber sua própria OTAN.

O Coronel Luis Alberto Villamarín Pulido é autor de 40 livros e mais de 4.000 artigos com reflexões sobre geopolítica, estratégia e defesa nacional; é consultor internacional dos principais veículos de comunicação do mundo.

Reciba gratis noticias, articulos y entrevistas

* indicates required
Publicidad

Maintained and Created by: { lv10 }

LuisVillamarin.com, 2026 ©