O encontro entre Trump e Zelensky em Mar-a-Lago, um "evento social" que mantém a paz na Ucrânia em seu ponto zero

Publicado: 2026-01-01   Clicks: 29

Traducció a portugués por HEITOR DE PAOLA

Na manhã de segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, a jornalista Ana María Mejía, diretora do programa Café CNN da rede internacional CNN en Español, entrevistou o tenente-coronel Luis Alberto Villamarín Pulido via Zoom, de Miami, Flórida, para Bogotá, Colômbia. Villamarín Pulido é autor de 40 livros sobre geopolítica, estratégia e segurança nacional, e renomado consultor internacional em política de alto nível, conflitos armados, diplomacia e geoestratégia. O objetivo da entrevista era analisar os resultados insatisfatórios do encontro entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, na residência presidencial americana em Mar-a-Lago, Flórida, no dia anterior.

Ao longo da entrevista, o coronel Villamarín Pulido enfatizou que:

“Foi um encontro sem novidades.

“Absolutamente nenhum progresso foi feito em direção à paz na Ucrânia.” “Todos estão mentindo e tentando enganar o outro lado com estratagemas.” O representante de Putin, Dmitry Peskov, sugere que as negociações estão progredindo bem porque a Rússia supostamente manterá o controle de Donbas. Enquanto isso, Zelensky reitera sua firme posição de não ceder um centímetro sequer de território ucraniano ao agressor russo.

A importância geoestratégica de Donbas inclui sua riqueza em minerais de terras raras, que todas as partes buscam explorar; a riqueza agrícola das planícies ucranianas circundantes; o acesso ao Mar Negro; o controle geopolítico dos mares interiores da Eurásia; e a profunda segurança da Europa, incluindo os Estados Bálticos, a Polônia e a Romênia.

Reciba gratis noticias, articulos y entrevistas

* indicates required
Publicidad

Maintained and Created by: { lv10 }

LuisVillamarin.com, 2026 ©